quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Auto exame pode prevenir câncer de pele

Saiba como fazer

Dos tumores existentes, o câncer da pele é o mais frequente. Milhões de pessoas a cada ano são diagnosticadas com a doença em todo o mundo e este número só tem crescido nas últimas décadas, embora o câncer possa ser evitado com medidas simples de prevenção. E, ao contrário do que se pensa, a fotoproteção não é o único caminho seguro.
Além da proteção contra a radiação solar por meio da utilização de filtros solares (FPS 15 ou mais), vestimentas adequadas e acessórios protetores (camiseta, chapéu, guardasol e óculos escuros), é importante fazer uma avaliação da pele para prevenir o desenvolvimento da doença. Para isso, segundo a dermatologista Helua Mussa Gazi, é preciso estar atento a alguns sinais:
•Um crescimento na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida;
•Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
•Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
“Quem estiver com lesões suspeitas deve ir imediatamente à consulta especializada em centros de referência para realização dos procedimentos diagnósticos necessários. A prevenção pode significar a diferença entre a gravidade das lesões, pois, apesar das altas taxas de incidência do câncer de pele, os altos índices de cura ocorrem principalmente devido ao diagnóstico precoce”, alerta a médica.
Autoexame: como fazer?
Procure por manchas que coçam, descamativas ou que sangram; sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor; e feridas que não cicatrizam em 4 semanas.
Dra. Helua alerta, porém, que o esse exame não substitui a consulta com um especialista. E é bom lembrar que toda a pele deve ser avaliada, incluindo áreas como o couro cabeludo, orelhas, palmas das mãos, plantas dos pés, unhas e região genital. O exame deve ser completo.
Os sinais devem ser examinados observando os seguintes critérios, o chamado “ABCDE”:
A – Assimetria
Os sinais benignos da pele em geral são simétricos, o que significa que se você fosse cortá-los no meio, as duas metades devem ser iguais ou muito parecidas.
B – Bordas irregulares
As pintas e sinais benignos da pele geralmente apresentam um bordo liso e bem definido.
C – Cor
Qualquer lesão que tiver mais de 2 cores (marrom, preto, branco, vermelho, rosa ou outras cores) deve ser avaliada pelo seu dermatologista.
D – Diâmetro
Lesões maiores do que 6 mm devem ser observadas por um especialista.
E – Evolução
Lesões que estão mudando (crescendo, sangrando, mudando de tamanho, de cor ou forma) também devem ser analisadas pelo seu médico.
*Saiba como realizar o autoexame:
1) Em frente a um espelho, com os braços levantados, examine seu corpo de frente, de costas e os lados direito e esquerdo;
2) Dobre os cotovelos e observe cuidadosamente as mãos, antebraços, braços e axilas;
3) Examine as partes da frente, detrás e dos lados das pernas, além da região genital;
4) Sentado, examine atentamente a planta e o peito dos pés, assim como entre os dedos;
5) Como auxílio de um espelho de mão e de uma escova ou secador, examine o couro cabeludo, pescoço e orelhas;
6) Finalmente, ainda com auxílio do espelho de mão, examine as costas e as nádegas.
Melanoma é o tipo mais perigoso
Melanoma
O câncer da pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, de acordo com a camada afetada, define-se os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares; o mais perigoso é o melanoma. “A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer e o envelhecimento da pele. Ela se concentra nas cabines de bronzeamento artificial e nos raios solares”, explica a dermatologista.
O carcinoma basocelular é o tipo mais frequente, representando 70% dos casos. É mais comum após os 40 anos, em pessoas de pele clara e seu surgimento está diretamente ligado à exposição solar acumulada durante a vida. Apesar de não causar metástase, pode destruir os tecidos à sua volta, atingindo até cartilagens e ossos.
Já o carcinoma espinocelular é segundo tipo mais comum de câncer da pele e pode se disseminar por meio de gânglios e provocar metástase, quando não tratado precocemente. Entre suas causas, estão a exposição prolongada ao sol, principalmente sem a proteção adequada, tabagismo, exposição a substâncias químicas com arsênio e alcatrão e alterações na imunidade.
O melanoma é o tipo mais perigoso, com alto potencial de produzir metástase. Pode levar à morte se não houver diagnóstico e tratamento precoce. É mais frequente em pessoas de pele clara e sensível. Normalmente, inicia-se com uma pinta escura.

Matéria extraída de: 
http://uipi.com.br/destaques/destaque-2/2013/10/16/autoexame-pode-prevenir-cancer-de-pele-saiba-como-fazer/

Fonte: Sacha Silveira Assessoria de Comunicação


TRATAMENTO BUCAL ATRAVÉS DO LASER


Os tratamentos de quimioterapia e radioterapia causam alterações nos tecidos, bucais, os dentes podem quebrar, ficar sensível, ter ardência bucal, feridas na boca e infecções fúngicas.

A ACC conta com cirurgiões dentistas que estão prontos para trazerem tratamentos bucal através do laser, que aliviam as consequências e efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia do câncer.


Entre em contato conosco (014) 3454-5660.

Atividades

A ACC, ajudou a melhorar as salas de espera de radioterapia e quimioterapia no hospital de clinicas de Marília, instalando TV, cadeiras, entre outros;


* Assistência no serviço de ambulância, atendendo assim os pacientes que necessitam ir de casa para as unidades de tratamento e vice-versa.


* Atendimento ao café da manhã, servido pelo grupo de 50 voluntários aos pacientes e acompanhantes que estão em tratamento de radioterapia. São hoje em torno de 140 pessoas por dia totalizando 35.000 pessoas por ano.


Atendimentos gratuitos na sede da entidade com os seguintes profissionais:

*Assistente Social
*Psicóloga
*Nutricionista
*Dentista
*Fisioterapeuta


Também em sua sede, atende pacientes mastectomizadas, doando próteses Mamárias.

* Doação de cestas básicas às famílias dos doentes.

* Doação de fraldas geriátricas.

* Doação de suplementos alimentares.

* Medicamentos
prescritos pelos médicos.

Junto a nossa Sede temos também a casa apoio onde os pacientes com um acompanhante podem: almoçar, jantar e pernoitar de segunda a sexta feira.

Todos esses serviços são gratuitos aos pacientes.